O Rosário
A oração do Santo Rosário é uma prática comum entre nós católicos, e consiste na lembrança dos mistérios de Nosso Senhor Jesus Cristo e na oração de 200 Ave-Marias. Anteriormente, o Rosário era composto por 150 Ave-Marias, mas em 2002, o então Papa João Paulo II acrescentou os "Mistérios Luminosos". O "Terço" (como chamamos o objeto da imagem abaixo, utilizado para acompanhar as orações) tem este nome por possuir 50 Ave-Marias - ou seja, um terço de um Rosário.
É possível rezar o Rosário completo com o terço, basta repetir a contagem por quatro vezes, conforme for avançando nos mistérios.
Como rezar o Rosário?
As instruções abaixo são sugestões descritas no Manual da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, livro que eu e minha família utilizamos desde muitos anos atrás. As Bíblias católicas costumam vir com uma seção (no início ou no final) dedicada ao passo-a-passo da oração do Rosário, então se você possui uma Bíblia em casa é muito provável que ela tenha as instruções. Se você já reza o Rosário de alguma forma, também pode continuar rezando da maneira que já tem costume. A intenção desta página é orientar aqueles que nunca tiveram contato com a oração do Rosário e desejam iniciá-la.
Por fim, quero ressaltar que o Rosário é uma oração extremamente poderosa, uma peça fundamental no processo de conversão e fortalecimento da fé. Esta linda oração pode ser rezada todos os dias, se você puder, ainda que em formato de Terço, e ao incluí-la na nossa rotina podemos nos sentir cada vez mais próximos de Cristo.
Como começar:
❤ Persignação e sinal da cruz: Pelo sinal da Santa cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
❤ Ato penitencial: Colocamo-nos na presença de Deus e, para que a oração chegue ao céu, pedimos humildemente ao Senhor o perdão das nossas faltas. [Pedir, em silêncio, o perdão a Deus pelos nossos pecados. Em seguida, proferir o ato penitencial.] Ó meu bom Jesus, que morrestes na cruz para me salvar, perdoai todos os meus pecados, porque deles eu me arrependo e não quero mais pecar. Amém.
❤ Oferecimento do Rosário/Terço: Hoje, ao rezarmos o Rosário/Terço, queremos pedir-te, ó Senhor, que nos conceda especialmente a graça... [dizer as intenções pessoais pelas quais se está rezando. Por exemplo: pela saúde da minha família, pelo Santo Padre, o Papa, pela nossa diocese, pela nossa paróquia, etc].
A partir daqui, acompanhamos a oração com o Terço (objeto) em mãos. O Creio é representado pela cruz, os conjuntos com 10 bolinhas representam as dezenas de Aves-Marias e a bolinha entre cada conjunto representa um Pai-Nosso. Entre cada conjunto também contemplamos um mistério (explico com mais detalhes a seguir).
❤ Creio: Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
❤ Pai Nosso: Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Neste ponto, rezamos três Aves-Marias:❤ Ave Maria: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Após as três Ave-Marias, rezamos:
❤ Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém. Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem da Vossa misericórdia.
A partir daqui, passamos a contemplar os mistérios. Se você estiver rezando o Terço, cada dia da semana possui mistérios diferentes:
▸ Mistérios Gozosos: segundas-feiras e sábados.▸ Mistérios Dolorosos: terças-feiras e sextas-feiras.
▸ Mistérios Gloriosos: quartas-feiras e domingos.
▸ Mistérios Luminosos: quintas-feiras.
A sequência é a seguinte: contempla-se (lê-se) um mistério > rezamos 1 Pai Nosso > rezamos 10 Ave-Marias > rezamos o "Glória ao Pai". Repete-se esta sequência até o final do Rosário/Terço.
Ao encerrar a última dezena de Ave-Marias, passamos à oração de agradecimento:
❤ Agradecimento: Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos implorar vos saudamos com uma Salve Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós voltei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Finalizamos com Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Mistérios Gozosos (segundas-feiras e sábados)
1. A anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora: Contemplamos a Virgem Maria saudada pelo Anjo. Ele lhe anuncia que conceberá e dará à luz Cristo, nosso Redentor. (cf. Lc 1, 26-38)
2. A visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel: Contemplamos a Virgem Maria em sua visita à prima Isabel, ficando com ela por três meses. (cf. Lc 1, 39-56)
3. O nascimento de Jesus em Belém: Contemplamos o nascimento do Menino Jesus em Belém, reclinado numa manjedoura por não terem seus pais achado outro lugar nas estalagens. (cf. Mt 1, 18-25; Lc 2, 1-20; Mt 2, 1-12)
4. Purificação e apresentação: Contemplamos a Virgem Maria no Tempo no dia de sua purificação, apresentando seu filho ao Pai Eterno. (cf. Lc. 2, 22-40)
5. Perda e encontro do Menino Jesus: Contemplamos Maria Santíssima e São José que encontraram o Menino Jesus no Templo, conversando com os doutores, depois de procurá-lo por três dias. (cf. Lc 2, 41-51)
Mistérios Dolorosos (terças-feiras e sextas-feiras)
Em breve!
Mistérios Gloriosos (quartas-feiras e domingos)
Em breve!
Mistérios Luminosos (quintas-feiras)
Em breve!